quarta-feira, 20 de março de 2013

Venda ao PAA garante dignidade a trabalhadores rurais em Barro Preto




Trabalhadores rurais do município de Barro Preto, membros da Associação dos Trabalhadores Rurais em Regime de Economia Solidária da Pedra Lascada, realizaram no sábado (16) a entrega de seus produtos na sede da associação, concretizando assim a venda direta ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. Os alimentos foram direcionados, na tarde do mesmo dia, a quatro instituições assistenciais que fazem a distribuição a pessoas carentes na zona urbana do município.  
Estaria descrito acima todo o processo que hoje garante renda e dignidade ao trabalhador rural da associação da Pedra Lascada. Mas não é só isso. Ao fazerem a entrega de seus cultivos, os produtores finalizaram um processo iniciado com a conscientização do que é trabalhar sob a perspectiva do associativismo, que passou pelo trabalho conjunto e pela confiança em cada um de seus colegas e líderes da associação, e se concluiu com efetivação da venda ao PAA.
O presidente da associação, Manoelito Vieira Rodrigues, afirma que a parte mais difícil, que seria a conscientização dos trabalhadores quanto ao modelo associativista, tornou-se a mais simples, porque vai além do entendimento de que a Associação da Pedra Lascada mantém um contrato com o governo, de venda de produtos a partir da aprovação de um projeto de aquisição de alimentos, e não sua diretoria.
“Mais que isso, eles têm o discernimento que eles são a associação, e que eles, enquanto associação, é quem estão vendendo seus produtos ao PAA. E mais: que a diretoria da associação apenas faz o repasse do dinheiro do projeto a cada membro. Portanto, o ideal associativista, aqui, funciona”, garante Manoelito.


Também teve o acompanhamento do chefe do Escritório Local da Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac) em Coaraci, José Américo, além da secretária de Agricultura de Barro Preto, Izabella Costa.



Rede Brasil de Noticias

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Barro Preto: Associação realiza reunião com diversas autoridades da região



A Associação dos Agricultores da pedra lascada, em Barro Preto, realizou no ultimo sábado (12) a primeira reunião do ano de 2013, com seus associados, diretoria e convidados.
Na oportunidade foram tratados diversos assuntos entre eles  182.00 (cento e oitenta mil reais) do PAA, para comercialização de alimentos da agricultura familiar que já esta na conta da associação.
“No ano de 2012 nossa associação movimento em torno de 180 mil, com o PAA e  PENAE, isso é uma grande vitória para a associação” relatou o presidente da associação Manoelito Vieira Rodrigues aos associados presentes.
A reunião contou com a participação dos associados, alem de diversas autoridades como a vice-prefeita e secretaria de agricultura de Barro Preto Izabela Costa, do presidente da câmara de vereadores de Barro Preto Alan Andrade, da secretária de assistência social de Aurelino Leal Lene Guedes, Bernadino Rocha chefe do escritório da ABDA de Ibicarai, Flavio Souza técnico agrícola de Aurelino Leal, Jonas professor de formação da DIREC 7 de Itabuna, Graça Santana coordenadora do bolsa família de Coaraci e Soares Neto ex- secretário de assistência social de Coaraci

Read more: http://www.centraldascidades.com/2013/01/barro-preto-associacao-realiza-reuniao.html#ixzz2IMMC1hoP

Feira de Santana: Mulher é assassinada a tiros dentro de bar em residencial

Uma mulher, identificada como Vitória Santos Santana, 20 anos, foi assassinada por volta das 21h deste sábado (15), no interior de um bar lo...