quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROGRAMA NACIONAL DE CREDITO FUNDIÁRIO

No ultimo dia (08) de dezembro, coordenadores do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) Gilmara C. de Albuquerque e Marcos Vinícius L. de Santana e membros da CEPLAC Célia Watanabe, José Carlos Silva e Edwaldo Pinheiro Filho e membros da diretoria de  associações da região Maria das Neves e Elisete Alves, 
Visitaram a sede da Associação dos Agricultores em Regime de Economia Familiar da Pedra Lascada, em Barro Preto para esclarecer dúvidas aos agricultores que tem interesse no projeto, nesse encontro se fizeram presentes 58 agricultores.  Gilmara esclareceu que o PNCF é um programa  do governo federal, que possibilita aos agricultores familiares sem terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietário de terra, cuja a dimensão seja inferior a um modulo fiscal, ( um módulo fiscal é igual a 20 hectares ) comprar e estruturar um imóvel por meio de financiamento. E para aqueles que pensavam que PNCF apenas financiava a terra, ficou esclarecido também que o projeto possibilita a construção das instalações básicas para casa (luz, água e esgoto) e investimentos necessários para começo de produção, como preparação de solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.
  Para participar do PNCF os trabalhadores devem comprovar experiência de trabalho na área rural de no mínimo cinco anos nos últimos quinze anos.
 
O PNCF ainda oferece um credito adicional, ao publico especifico.
Nossa Primeira Terra: Atende a jovem rurais de 18 a 28 anos;
PNCF Mulher: Voltado para incentivar a participação feminina, visa implementar projetos comunitários e/ou produtivos a partir das demandas especificas das mulheres;
Terra Negra: Viabilizar recursos para implantação de produtos comunitários e/ou coletivos.
Gilmara explicou também que é o próprio agricultor que escolhe a terra a ser comprada, ela deve atender a alguns requisitos como, imóvel que tenha título legitimo e legal de propriedade e tenha documentos que comprovem a legalidade da terra e os impostos pagos em dia. 







ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES EM REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR DA PEDRA LASCADA BARRO PRETO – BA
E-MAIL: a.dapedralascada@gmail.com   
CONTATOS/TEL: (073)99641922/81619905/3249-1086

Nenhum comentário:

Postar um comentário